janeiro 10, 2012

3D- Como funciona?

Olá pimpolhos!
Um dia desses eu e meus primos fomos assistir um filme em 3D, então começou a minhas dúvidas como funciona 3D, como filmam e  blábláblá. Depois de uma pesquisa achei super legal o planejamento, e lógico resolvi compartilhar com vocês. Os óculos 3D enganam os nossos olhos, e isso já começa na tela que são divididas em duas. Pelo menos uma vez na vida você tirou os óculos no meio do filme para ver como seria (eu vivia fazendo isso quando era pequena) e percebeu que existe a imagem principal e uma sombra atrás dela. Quando colocamos os óculos cada lente capta uma dessas imagens, essas imagens só vão se encontrar no cérebro dando a ilusão de três dimensões.

Tumblr_kuv1kavxfz1qaprfvo1_400_large

Óculos antigos
São aqueles que possui lentes coloridas, uma azul e uma vermelha. Não são mais usados, mas antigamente quando você ia no cinema ganhava um desses e podia levar para casa, se lembra? O filme era gravado com uma câmera especial que possuia duas lentes espaciais, uma que barrava a absorção de espectros de luz vermelha e a outra de luz azul. A lente azul do óculos só absorve a imagem com espectros dessa cor e a vermelha com espectros de vermelho, essas imagens vão para o cérebro e finalmente 3D.

Tumblr_kr5oewgqxy1qzo8j4o1_400_large

Sem óculos
Sim, 3D sem óculos! São as novas televisões 3D, os óculos são substituídos por uma película especial na frente da LCD semparando as duas imagens para os nossos olhinhos. Super simples neh?


Nem todo mundo enxerga
Infelizmente algumas pessoas não conseguem ver em 3D por problemas oftalmológicos. Quando uma pessoa enxerga bem com um olho e com o outro não as duas imagens não são absorvidas com a mesma qualidade, ou seja, não rola a junção no cérebro. Pessoas estrábicas ("vesgas") também não veem por causa do desvio não é possível alinhar as imagens.

Tumblr_lue7k4eok71qmbhxbo1_500_large

Como se grava em 3D?
A câmera usada na produção desses filmes se chama estereoscópica, ela possui duas lentes uma do lado da outra. Com a distância de 5 a 6 cm, que é a distância média dos olhos das pessoas. Na filmagem as duas lentes fazem tudo junto: zoom, foco e enquadramento.


Entenderam tudinho? Além de ser prático os filmes em 3D arrecadam cerca de 2,5 milhões de dólares. Agora você não terá dúvida de como esses filmes são feitos.
Beijos,
Dani

Um comentário:

Dedessa Carvalho disse...

Muito massa, adorei essa postagem, sempre tive essa dúvida, e minha mãe vive dizendo que não enxerga os filmes em 3d e agora eu sei porque: ela só enxerga bem de um olho o outro ela vê embaçado. Muito legal mesmo shuahsua Fofa, está acontecendo um mini concurso lá no blog para montar sua sweet girl,você poderia ganhar um selo exclusivo animado que poderia usar como link-me e destaque especial lá no blog, é bem fácil e eu iria ficar mega feliz, vê lá: http://tudyteen.blogspot.com/2012/01/mini-concurso-sweetgirl.html beijoos